sábado, 27 de novembro de 2010

Os mais ricos..Onde se divertiam?

Introdução

    Os elegantes e ricos abrilhantavam a Baixa e o Cheado, comprando nas lojas chiques,produtos requintados e novidades, indo também às modistas e alfaiates que ofereciam a última moda de Paris, frequentando os seus cafés, as livrarias,os teatros e animatógrafos (mais tarde,cinemas).
    Os ricos frequentavam clubes e teatros,tais como:
Eden-Theatro;Majestic Club;Maxim's Club;Parque Mayer;Bristol Club e Coliseu dos Recreios,sobre os quais iremos falar um pouco.

Clubes e teatros:


                                                          Entrada do Majestic Club
                                                                     Salão Principal
                           Escadaria do Regaleira,por cima deste encontra-se o salão de jogos

    Inaugurado em 1918 na Rua das Portas de Santo Antão,com decoração neo-árabe concebido pelo Arquitecto Silva Júnior e azulejos de Jorge Colaço,nas salas principais. Este tem salão de jogos, por cima da Escadaria do Regaleira (ficha de jogo deste clube). Mudou de nome para Monumental Clube- encerrando em 1928. Hoje o imóvel alberga a "Casa do Alentejo".




                                                                      Eden-Theatro
                                     Aspecto exterior Eden-Theatro



   
    Este foi inaugurado em 1914. Para descrição deste, o "Diário de Notícias" em 1914 na inauguração,descreveu um pouco este local:

« Um amável convite da empresa do Eden-Theatro, levou-nos ontem áquela nova casa de espectáculos,... Se nao deslumbra pela sua riqueza ou pelas obras de artes que enserra,é contudo um salão alegre, arejado,espaçoso, com uma decoração vistosa que dispõe bem, e que parece obedecer a todos os requesitos de solidez exigidos pela construção moderna...»




                                                                        Bristol Club
                                              Maxim's Club



    Quanto a estes pouco há a dizer,pois poucas são as fontes de informação. São os clubes da moda atraindo as camadas mais altas da sociedade e tornando-se santuários da revolução de costumes que se vinha verificando.





                                                                     Parque Mayer
                                Parque Mayer ( Teatro Maria Vitória)



    O Parque Mayer é um recinto junto à Avenida da Liberdade em Lisboa, onde se concentram vários teatros. O Avenida Parque, como era conhecido, abriu nos jardins do palacete construído por Adolf Mayer a 15 de Junho de 1922. No início era um parque de diversões que funcionava apenas no Verão.
    Ao longo do tempo foram sendo construídos vários teatros especialmente para teatro de revista.






                                                        Coliseu dos Recreios Exterior
                                      Coliseu dos Recreios interior




    Considerada uma das salas de espectáculo mais importantes de Lisboa, o Coliseu dos Recreios é um monumento histórico da capital Portuguesa, situado no coração da Baixa Pombalina, na bonita Rua das Portas de Santo Antão.


   

  

Sem comentários:

Enviar um comentário